Esse é um post que li na  Brasil SEO, e refere-se a um assunto extremamente importante em SEO ( otimização para sites de busca) , falaremos um pouco sobre pesquisa de palavras-chave ( Keyword Research ).
Muitos profissionais de SEO acreditam que a parte  mais onerosa da otimização é a pesquisa de palavras chave, pois é nesse  momento que estudamos e escolhemos o principal elemento da otimização  que são as palavras-chave a serem trabalhadas para seu niche, o objeto  que trará o retorno esperado na busca. Uma boa pesquisa de palavra-chave  começa por entender qual o niche de mercado que você atua a fim de  entender quais são as palavras referentes ao serviço ou produtos que lhe  trarão bons resultados financeiros em uma eventual busca.
Usuários comuns de sites de busca não pensam em termos de assuntos  genéricos, na verdade a busca é feita sobre a informação que eles querem  encontrar naquele instante, é necessário ter em mente de que eles irão  escrever em uma linguagem totalmente natural no momento da busca ou  usarão um punhado de termos chave relacionados com o que pretendem  encontrar naquele momento.
Assim é muito importante que no momento em que um profissional de SEO  estabele os objetivos de um site e identifica seu público-alvo como  parte da aproximação do seu niche, ele realize uma pesquisa de  palavra-chave com o intuito de aprender qual a linguagem e terminologia  seu público-alvo mais provavelmente irá digitar nos sites de busca.
Aqui vão algumas dicas:
- Crie uma grande lista dos possiveis termos a serem buscados os quais seu público-alvo possa vir a digitar;
- Calcule o número aproximado de pesquisas reais realizadas nos principais motores de busca ( Google, Yahoo, MSN ) para cada termo;
- Avalie a concorrência para cada um dos termos de busca – websites  que concorrem com o seu para cada um dos termos de busca que você deseja  rankear;
- Utilize esta lista para escolher as palavras-chave que possuem alto   volume de buscas (muitas pessoas procurando por esse termo todos os  dias), e menos concorrência (não muitos websites promovendo-se para esse  termo).
Bom, não é possível ainda encontrar uma receita especial de como construir uma ótima lista de palavras-chave,  neste post foram listadas várias estratégias, a dica é utilizar todas  elas conjuntamente pra se chegar a uma boa lista de palavras-chave  (keywords).
Estratégia 1: Faça um Brainstorm sobre o seu nicho  de mercado. Utilize os termos que mais se aproximam com as questões  abaixo para respondê-las.
- Quem na verdade é você?  – Comece sua lista pelo nome da sua  empresa (nome completo ou abreviação apenas), bem como nomes  particulares caso seu negócio seja pequeno e identificado pelo nome do  proprietário;
- Quais são os produtos e/ou serviços que sua empresa oferece? –  Liste todos os termos genéricos usados em seu nicho além dos nomes  específicos dos produtos que você oferece;
- Onde sua empresa se localiza? – Otimizar para a sua localização  geográfica é muito importante se sua empresa ainda não pratica comércio  eletrônico, ou seja, seu objeto de negócio ainda é totalmente off-line e  seu website é utilizado como meio de comunicação eletrônica de sua  empresa;
- Quais são as necessidades especificas que seu website preenche? –  Você conseguirá mais idéias através da pesquisa realizada na dica  anterior;
- Agora se coloque no lugar do usuário que efetuará a busca – Utilize  o que você descobriu até aqui sobre seu público-alvo e imagine você  mesmo como se fosse um possivel cliente em busca das informações que seu  website possivelmente oferece. O que você digitaria no search box?;
- Use variações de todas as palavras-chave encontradas até agora –  Por exemplo, “marketing para sites de busca” e “otimização para sites de busca”  referem-se à mesma coisa, mas uma é variação da outra (vêm do termo  marketing de busca). Use também palavras tanto no singular quanto no  plural em sua lista;
- Preste muita atenção nos vários temas utilizados em seu negócio (sazonais ou não) e liste-os também;
A idéia é criar a maior lista possível, não se preocupe em obter uma lista completa agora, apenas tenha certeza de que você conseguiu listar tudo aquilo que conseguiu pensar até o momento.
A idéia é criar a maior lista possível, não se preocupe em obter uma lista completa agora, apenas tenha certeza de que você conseguiu listar tudo aquilo que conseguiu pensar até o momento.
Estratégia 2: Aumente sua Lista
Existe uma grande quantidade de fontes que podem ajudar você a  adicionar mais palavras-chave em sua lista. Em muitos casos essas fontes  provavelmente sabem mais sobre o assunto, e sempre é possível adquirir  mais termos específicos ao nicho através delas. Em outras palavras estas  fontes usarão termos leigos e isto lhe dará uma perspectiva diferente  extremamente útil para sua pesquisa.
A idéia é a mesma – compilar uma lista de termos e expressões ou frases os quais são freqüentemente utilizadas em seu nicho.
- Indústria de Mídia – Pesquise em fóruns e novos websites, sites  referentes bem como periódicos off-line e revistas a fim de entender  quais terminologias eles utilizam para descrever seu produto ou serviço;
- Clientes: Clientes antigos se sentirão familiarizados com as  terminologias encontradas para seu nicho, mas a maioria dos usuários  comuns não possui nenhuma pista sobre o que significam os termos e  abreviações especificas do seu nicho. E mesmo se eles reconhecessem  estes termos, provavelmente não saberiam qual o seu significado e não os  usariam como objeto de pesquisa nos mecanismos de busca. Faça uma  sondagem em seu público-alvo a fim de saber quais as variações e frases  de suas palavras-chave eles estão utilizando;
- Concorrentes: Obviamente uma pequena avaliação dos seus  concorrentes lhe dará um grande direcional sobre como outras companhias  e/ou pessoas estão utilizando suas palavras-chave. A dica é pesquisar os  seus top 5 competidores ( escolha o termo mais abrangente do seu nicho,  aquele que você considera mais forte e mais próximo daquilo que você  esta oferecendo, e realize uma busca no Google com ele, assim avalie os 5  primeiros websites do resultado da busca e você entenderá quais são os  termos que estes websites estão utilizando).
Caso você já possua seu website:
- Seu próprio website: avalie todo o conteúdo de seu website e veja se existe algum termo que você talvez tenha esquecido;
- Estatísticas de Websites: Caso você possua algum programa de  monitoramento estatístico e controle de trafico em seu website, como o Google Analytics, faça uma análise sobre os termos mais buscados ultimamente para o seu website. Adicione todos eles para sua lista.
Bom, as dicas passadas neste artigo representam apenas o inicio da  construção de sua lista de palavras-chave. Seguindo os passos citados  você terá uma lista de palavras capazes de guiá-los para o refinamento  da própria lista. 
Por  Jonatas Leonel para Brasil SEO
 
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