domingo, 9 de outubro de 2011

Dê atenção as regras!!!

"Apaixone-se por alguém que te curte, que te espere, que te compreenda mesmo na loucura; por alguém que te ajude, que te guie, que seja teu apoio, tua esperança. Apaixone-se por alguém que volte para conversar com você depois de uma briga, depois do desencontro, por alguém que caminhe junto a ti, que seja teu companheiro. Apaixone-se por alguém que sente sua falta e que queira estar com você. Não apaixone-se apenas por um corpo ou por um rosto; ou pela idéia de estar apaixonado." (BERNARDI, Tati)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Tecnologia me fascina!!!

AMO meu Android!!!

domingo, 12 de junho de 2011

Resumo de um Pensamento Por TATY - Roda e Inova!

Fazendo meu tour pelo mundo virtual li um artigo, ou melhor um desabafo que veio de encontro com meus questionamentos atuais, onde, pq ser bibliotecário é ser agente passivo/complicador do saber dos outros e ser cientista da informação é ser o solucionador e pensador da biblioteconomia? Bibliotecário, assim como TODAS as profissões evoluem, tem que acompanhar o movimento e não esperar que alguém evolua e indique a melhor solução para seus dilemas... Temos que nos mexer. Precisamos que o conceito seja difundido...



Tira a poeira dos livros, joga nos bibliotecários

Publicado por: Taty  | Agosto 1, 2007  

 

Xingando uma faculdade, e louca pra começar outra. Vai entender…

É que tenho paixão por informática, e sabe, biblioteconomia, já deu…
Se eu cansei de ser bibliotecária? Não! Cansei do que vem a ser o profissional de biblioteconomia. Assim mesmo, sem gênero ou grau.

Cansei de TODOS eles. Gente chata, feia, mal amada e burra! Salvo raras excessões, como tudo nessa vida.

Biblioteconomia é uma profissão interessante, construtiva. Mais importante, instrutiva! Tende a crescer vertiginosamente no Brasil, onde ainda é desconhecida e com potencial pouco explorado. O que emperra tudo é a preguiça do próprio profissional, que parece ter medo de dizer aos outros: “Ó, eu sou bibliotecário e exijo respeito!”

Pombas, quando é que esse povinho que tá no mercado vai aprender que pra gerenciar uma biblioteca com a finalidade ao qual se destina, não importa as regras bibliotecônomicas de preenchimentos de tags marc, e sim se o usuário, na hora em que solicitar sua ajuda pra pesquisar naquele sistema fuleiro que você – SIM, VOCÊ! – mantém em sua biblioteca, consegue localizar o que ele precisa, sem altos malabarismos intelectuais. Porra, se ele quer saber sobre macacos, coloca macacos no sistema, não primatas de nariz vermelho do centro-oeste da américa latina ou primatas de nariz azul do leste. Macaco é macaco no planeta inteiro! O usuário é que define de onde é que ele quer o macaco!

Cansei de bibliotecário mala que acha que pra ser respeitado, tem que falar difícil, pensar que é advogado, fingir que é administrador, dar uma de psicólogo, e ainda achar que ser faxineiro da própria biblioteca é mais do que sua obrigação. Acorda infeliz!!

A profissão evolui com a informação. Informação ==> Tecnologia ===> Tecnologia da Informação e o bibliotecário acha que o mundo se resume aos impressos. Ai que me dói o fígado… rs

Bibliotecário não festeja. Ele tem que se mostrar sério pra ser respeitado. Bibliotecário bêbado seria o fim da picada. Engraçado, todos os outros profissionais se divertem, só o bibliotecário que não. Quer ver quando o bibliotecário fica feliz? Quando ele consegue se esconder no meio dos livros, pq a biblioteca pra maioria deles é esconderijo, não trabalho.

Bibliotecário não atende ao público. Isso quem faz é o estagiário. Pra tirar o bibliotecário do seu trono, só se o usuário reclamar da multa, ou atrasar o livro. Ai sim, o Deus-bibliotecário desce de seu céu particular e chega, pedante, com roupa de couro e chicotinho, com o maior prazer do mundo e diz que o usuário tem que pagar, pq etc, etc, e etc, e o restante da história muitos conhecem. Todo mundo já frequentou uma biblioteca uma vez na vida, já pagou multa e passou por isso.

É chato, pra não dizer desnecessário. Falta de educação não se cura com dinheiro…

Eu tenho idéias mirabolantes sobre bibliotecas, acho mesmo que elas deviam ser parecidas com casas noturnas, acho que devia ter uma parte destinada a uma cafeteria, uma jukebox, redes para leitura e pq não, para um cochilo.

Biblioteca não tem que ser um lugar chato. Ela é um centro de cultura, de encontros, onde a gente só vai pra matar a curiosidade, procurar companhia… Se vissemos a biblioteca de outra forma, principalmente as universitárias, só ganhariamos. Até financeiramente, já que ela pode passar a gerar lucro pra instituição. Pq não ser uma biblioteca-livraria-cafeteria? Mais empregos, mais dinheiro, prazer para todos…
No próximo, discorro sobre as cólicas que eu causei em vocês, bibliotecários, quando falei em cafés e livros…

-------------------------------------------

Texto no Original

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Turma de 2011. A qual panelinha vc pertence!


Desde os atletas até os geeks da banda de nerds, mesmo o vasto mundo das mídias sociais vem com seus próprios estereótipos e angústia adolescente. 
 
Você concorda com todos esses? Se não concorda, comente. Confira o resto da lista e se divirta com os clubes e as opiniões das redes sociais e sites mais populares do mundo.
Click e confira!!!

terça-feira, 7 de junho de 2011

'Mod MTV' - Weekly Information Brainstorm



Estreou no dia 25/04/2011 o 'Mod MTV'. Não, o Programa não fala somente sobre o movimento da música inglesa nos anos 60, fala sobre isso e tudo mais que tem relação com tendências informacionais e cultura urbana atualmente. Como o termo no nome do programa sugere (modification), a modificação, a transmutação é o tema latente no programa do Professor (Fundação Getúlio Vargas, Princeton e Oxford)/Advogado/Diretor (Creative Commons Brasi)/Fundador do site Overmundo e agora VJ da MTV Brasil, Ronaldo Lemos. Ufa Quanta coisa ... 

Mas Ronaldo dá conta de tudo, pelo menos no programa. E manda muito bem quando o assunto é Cultural Digital, assunto o qual é especialista. Ele consegue, de uma forma simples e contemporânea, dialogar com o público alvo da emissora e com qualquer um que queira ouvir suas palavras nos 15 minutos do programa dedicado à tecnologia, tendências e comportamento digital.

Em uma entrevista para o site do jornal O Globo por email, Ronaldo diz que o "Mod MTV" é um desdobramento de seu trabalho como professor e pesquisador, falar de música, mídia, cultura digital, ciberativismo, arte, economia da internet, futuro da TV  faz parte do seu dia-a-dia.

O programa é gravado em Nova York, onde o lado Professor de Ronaldo atua. Com a experiência adquirida aqui no Brasil, na FGV, onde ele menciona que foi um dos pioneiros no Brasil em estudar as lan-houses, o tecnobrega, o Creative Commons, a economia criativa das periferias e agora trabalhando com moda e games, é que o 'Mod MTV' está sendo pensado.

No primeiro programa, nomeado "faça você mesmo", ele aborda temas como DIY, remixes e mashups. Tudo com muita clareza, Autoridade e Rock'n'Roll, claro estamos falando da MTV não?!?! 

Abaixo disponibilizarei o Teaser do programa e os links dos programas.

sábado, 4 de junho de 2011

Search Eengine Optimization

Esse é um post que li na  Brasil SEO, e refere-se a um assunto extremamente importante em SEO ( otimização para sites de busca) , falaremos um pouco sobre pesquisa de palavras-chave ( Keyword Research ).



Muitos profissionais de SEO acreditam que a parte mais onerosa da otimização é a pesquisa de palavras chave, pois é nesse momento que estudamos e escolhemos o principal elemento da otimização que são as palavras-chave a serem trabalhadas para seu niche, o objeto que trará o retorno esperado na busca. Uma boa pesquisa de palavra-chave começa por entender qual o niche de mercado que você atua a fim de entender quais são as palavras referentes ao serviço ou produtos que lhe trarão bons resultados financeiros em uma eventual busca.

Usuários comuns de sites de busca não pensam em termos de assuntos genéricos, na verdade a busca é feita sobre a informação que eles querem encontrar naquele instante, é necessário ter em mente de que eles irão escrever em uma linguagem totalmente natural no momento da busca ou usarão um punhado de termos chave relacionados com o que pretendem encontrar naquele momento.

Assim é muito importante que no momento em que um profissional de SEO estabele os objetivos de um site e identifica seu público-alvo como parte da aproximação do seu niche, ele realize uma pesquisa de palavra-chave com o intuito de aprender qual a linguagem e terminologia seu público-alvo mais provavelmente irá digitar nos sites de busca.

Aqui vão algumas dicas:

- Crie uma grande lista dos possiveis termos a serem buscados os quais seu público-alvo possa vir a digitar;
- Calcule o número aproximado de pesquisas reais realizadas nos principais motores de busca ( Google, Yahoo, MSN ) para cada termo;
- Avalie a concorrência para cada um dos termos de busca – websites que concorrem com o seu para cada um dos termos de busca que você deseja rankear;
- Utilize esta lista para escolher as palavras-chave que possuem alto volume de buscas (muitas pessoas procurando por esse termo todos os dias), e menos concorrência (não muitos websites promovendo-se para esse termo).
Bom, não é possível ainda encontrar uma receita especial de como construir uma ótima lista de palavras-chave, neste post foram listadas várias estratégias, a dica é utilizar todas elas conjuntamente pra se chegar a uma boa lista de palavras-chave (keywords).

Estratégia 1: Faça um Brainstorm sobre o seu nicho de mercado. Utilize os termos que mais se aproximam com as questões abaixo para respondê-las.

- Quem na verdade é você? – Comece sua lista pelo nome da sua empresa (nome completo ou abreviação apenas), bem como nomes particulares caso seu negócio seja pequeno e identificado pelo nome do proprietário;
- Quais são os produtos e/ou serviços que sua empresa oferece? – Liste todos os termos genéricos usados em seu nicho além dos nomes específicos dos produtos que você oferece;
- Onde sua empresa se localiza? – Otimizar para a sua localização geográfica é muito importante se sua empresa ainda não pratica comércio eletrônico, ou seja, seu objeto de negócio ainda é totalmente off-line e seu website é utilizado como meio de comunicação eletrônica de sua empresa;
- Quais são as necessidades especificas que seu website preenche? – Você conseguirá mais idéias através da pesquisa realizada na dica anterior;
- Agora se coloque no lugar do usuário que efetuará a busca – Utilize o que você descobriu até aqui sobre seu público-alvo e imagine você mesmo como se fosse um possivel cliente em busca das informações que seu website possivelmente oferece. O que você digitaria no search box?;
- Use variações de todas as palavras-chave encontradas até agora – Por exemplo, “marketing para sites de busca” e “otimização para sites de busca” referem-se à mesma coisa, mas uma é variação da outra (vêm do termo marketing de busca). Use também palavras tanto no singular quanto no plural em sua lista;
- Preste muita atenção nos vários temas utilizados em seu negócio (sazonais ou não) e liste-os também;
A idéia é criar a maior lista possível, não se preocupe em obter uma lista completa agora, apenas tenha certeza de que você conseguiu listar tudo aquilo que conseguiu pensar até o momento.

Estratégia 2: Aumente sua Lista

Existe uma grande quantidade de fontes que podem ajudar você a adicionar mais palavras-chave em sua lista. Em muitos casos essas fontes provavelmente sabem mais sobre o assunto, e sempre é possível adquirir mais termos específicos ao nicho através delas. Em outras palavras estas fontes usarão termos leigos e isto lhe dará uma perspectiva diferente extremamente útil para sua pesquisa.
A idéia é a mesma – compilar uma lista de termos e expressões ou frases os quais são freqüentemente utilizadas em seu nicho.

- Indústria de Mídia – Pesquise em fóruns e novos websites, sites referentes bem como periódicos off-line e revistas a fim de entender quais terminologias eles utilizam para descrever seu produto ou serviço;
- Clientes: Clientes antigos se sentirão familiarizados com as terminologias encontradas para seu nicho, mas a maioria dos usuários comuns não possui nenhuma pista sobre o que significam os termos e abreviações especificas do seu nicho. E mesmo se eles reconhecessem estes termos, provavelmente não saberiam qual o seu significado e não os usariam como objeto de pesquisa nos mecanismos de busca. Faça uma sondagem em seu público-alvo a fim de saber quais as variações e frases de suas palavras-chave eles estão utilizando;
- Concorrentes: Obviamente uma pequena avaliação dos seus concorrentes lhe dará um grande direcional sobre como outras companhias e/ou pessoas estão utilizando suas palavras-chave. A dica é pesquisar os seus top 5 competidores ( escolha o termo mais abrangente do seu nicho, aquele que você considera mais forte e mais próximo daquilo que você esta oferecendo, e realize uma busca no Google com ele, assim avalie os 5 primeiros websites do resultado da busca e você entenderá quais são os termos que estes websites estão utilizando).

Caso você já possua seu website:

- Seu próprio website: avalie todo o conteúdo de seu website e veja se existe algum termo que você talvez tenha esquecido;
- Estatísticas de Websites: Caso você possua algum programa de monitoramento estatístico e controle de trafico em seu website, como o Google Analytics, faça uma análise sobre os termos mais buscados ultimamente para o seu website. Adicione todos eles para sua lista.

Bom, as dicas passadas neste artigo representam apenas o inicio da construção de sua lista de palavras-chave. Seguindo os passos citados você terá uma lista de palavras capazes de guiá-los para o refinamento da própria lista.

Por Jonatas Leonel para Brasil SEO

Brasil é o país que mais cresce no Facebook

Com mais 1,9 milhão de novos usuários, a participação do Brasil na rede social subiu 11% no mês de maio; País tem mais de 19 milhões de usuários.

 

O Facebook está prestes a atingir a marca dos 700 milhões de usuários segundo um relatório do site de estatísticas SocialBakers. Em janeiro deste ano, o Facebook estava na marca dos 600 milhões de usuário.
E o Brasil lidera a lista dos países que mais cresceram em participação no último mês: 1.949.700 brasileiros se registraram na rede social, um crescimento de 11% em relação ao valor registrado no mês de abril. No total, 19.041.140 usuários do Facebook são brasileiros.
Depois do Brasil, a Indonésia leva o segundo lugar, com crescimento de 4,15% (1.509.600 usuários), seguida pelas Filipinas, com 5,75% de crescimento (1.332.580 usuários).
Em números absolutos, o Brasil aparece em décimo lugar no ranking da Social Bakers, atrás da Itália (com 19,6 milhões de usuários) e à frente da Alemanha (18,7 milhões). Na América Latina, apenas o México tem mais usuários na rede social: 24,7 milhões.
Curiosamente, nos Estados Unidos o Facebook encolheu -4,07% nos últimos 30 dias, perdendo 6,3 milhões de usuários. Outros países em que a rede social sofreu retração no período foram França (-0,69%) e Canadá (-10,79%).
Há ainda alguns dados bizarros: No Vaticano, por exemplo, o Facebook perdeu 75% de seus usuários, caindo de 80 para 20 em um mês.

Marcas e check-ins
As estatísticas da empresa fornecem detalhes sobre o uso do Facebook por usuários brasileiros. Não há, no entanto, explicações sobre a metodologia utilizada.
Em termos de marca, por exemplo, a mais popular não produto nem serviço: é o Clube de Regatas Flamengo. Ela supera marcas comerciais famosas como Nike, L´Oreal e Guaraná Antárctica.
Curiosamente, na sexta posição em marcas está outro time carioca, o Vasco da Gama. Nenhum outro time foi citado entre as 50 marcas mais populares dos últimos 30 dias.
O Flamengo também tem a página do Facebook com mais fãs. São mais de 593 mil, de acordo com a Social Bakers. O Vasco aparece em sétimo lugar, com 190 mil fãs.
Já a lista de lugares no Brasil mais marcados no Facebook Places, serviço de geolocalização da rede social, é liderada por dois aeroportos: Congonhas e Guarulhos, ambos na Grande São Paulo. O de Guarulhos, contudo, aparece várias vezes na lista com nomes diferentes - numa consolidação, ele poderia aparecer em primeiro.

O relatório completo pode ser obtido no relatório do SocialBakers.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Social Network...



Até bem pouco tempo atrás, quando ainda não existia a internet, as únicas formas de comunicação em tempo real eram provenientes do rádio e da tv e vinham em mão única – éramos literalmente expectadores. Com o advento da web 2.0 e suas redes sociais, passamos de meros consumidores à fornecedores de informações.

"Técnico covarde sempre tira um jogador cobrado para tentar tirar o foco da própria incompetência".
Foram preciso menos de 144 caracteres para que o jogador Kaká, uma das maiores estrelas do futebol mundial, virasse notícia na mídia internacional!

Jornais, Telejornais e sites de toda a parte do mundo cobriram o fato que foi iniciado...

NO TWITTER!!

A respeito da frase, o Lancenet.com, noticiou:

"A mulher do jogador Kaká, Caroline Celico, usou seu Twitter para demonstrar a insatisfação com a substituição do marido durante a partida do Real Madrid contra o Lyon, nesta quarta-feira, pela Liga dos Campeões.

Caroline Celico republicou a frase que o assessor de Kaká, Diogo Kotscho, havia postado em seu microblog. "Técnico covarde sempre tira um jogador cobrado para tentar tirar o foco da própria incompetência".

A crítica de Kotscho e Caroline Celico foram dirigidas ao técnico do Real Madrid , Manuel Pellegrini, que tirou Kaká aos 30min no empate por 1 a 1 com o Lyon .

Ao deixar o gramado, Kaká foi vaiado e teve que amargar a eliminação do Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões."
Aqui no Brasil, além de figurar na "capa" de todos os grandes portais e pipocar em BLOGs, fóruns e Orkuts, o caso do "RT" que foi dado ao "POST" escrito NO TWITTER, RENDEU UMA MATÉRIA NO JORNAL NACIONAL!!

A conectividade entre os meios de comunicação já começaram a deixar pra trás essa divisão entre mídia on-line e mídia tradicional há algum tempo, mas o resultado vem aparecendo com cada vez mais força.

Um fator que contribui para catalisar essa reação é o crescimento exponencial de interatividade entre as próprias redes sociais, entre as redes sociais.

Uma notícia que nasce no twitter, por exemplo, se tiver conteúdo de "buzz" suficiente, pode gerar uma reação em cadeia no próprio twitter que vai desde uma simples retransmissão (RT) de um "Tweet" que você escreveu e follower retransmitiu para os seguidores dele, até um "RT" de um Luciano Huck, Marcelo Tas ou Willian Bonner, que tem algumas centenas de milhares de seguidores, causando um rebuliço na sua vida.

Essa reação,  tende a gerar conteúdo para outras Redes Sociais. Alguém faz um post sobre isso, outra posta no Facebook, outro comenta num fórum... e por aí vai... Dependendo do tamanho do "BUZZ", uma rádio pode falar em sua programação, um site maior ou até um portal pode fazer uma matéria sobre isso. Alguém que tenha um BLOG influente pode se posicionar, uma TV pode noticiar e, no outro dia, pode estar estampado nos principais jornais de onde quer que seja! O que parecia uma simples "tuitada" diária, teve uma repercussão tão violenta que me fez lembrar a * tese do ruflar das asas de uma borboleta...

Isso significa que o poder de comunicação rompeu fronteiras e dizimou paradigmas!!

Casos estrondosos surgem da noite pro dia no cenário mundial, como o vídeo publicado no You Tube da cantora Susan Boyle que mesmo desacreditada a principio, cantou  em um Reality e deixou todos boquiabertos com a beleza da sua voz e foi visto mais de 100 milhões de vezes na internet!

Para citar um caso brazuca, recentemente a garota Stefhany fez um clipe caseiro que também fez sucesso no you tube (já foi visto mais de 200.000 vezes) sobre o Cross FOX, foi parar no Caldeirão do Luciano Huck e saiu de lá de carro novo... E tudo por causa da facilidade com que a informação se propaga. Tudo graças às novas tecnologias que nos trazem mais e mais possibilidades a cada dia.

Quem ainda não entendeu a importância do twitter >> das redes sociais >> da conectividade, vai sentir, mais cedo o mais tarde, a sua própria necessidade de interagir. Pode ser que você venha a fazer um Orkut para trocar idéias com seus novos amigos. Pode ser também, que você possa vir a fazer negócios no Twitter, precise aumentar seu network, utilizando o linkedin ou pode ser somente para compartilhar suas experiências no seu BLOG pessoal. Independente do motivo,  é só uma questão de tempo para você se conectar!


* A "TEORIA DO CAOS compreende a imprevisibilidade de fatos ou acontecimentos cotidianos. Teses como o "Efeito Borboleta" (O simples ruflar da asa de uma borboleta em um determinado espaço pode causar um tufão do outro lado do planeta...) foram formuladas na tentativa de criar a possibilidade de entendimento de fatos inacreditáveis e teoricamente impossíveis de acontecer. Independentemente de acreditar ou não é fato que a previsibilidade de um evento é impossível. É dai que vem o caos moderno.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

"Asas do desejo", de Wim Wenders - Uma análise biblioteconômica.

"Asas do desejo", do diretor Wim Wenders (1987), cuja tradução literal do alemão seria "O céu sobre Berlim" (Der Himmel über Berlin), é um filme ora monocromático, ora colorido. Um filme polifônico, polilíngue. Múltiplas histórias se desenrolam. "Asas do desejo" é um filme sobre tudo, se o desejar. Pode ser um filme sobre anjos sobrevoando Berlim. Sobre um anjo que "cai". Um romance inesperado. Sobre conceitos acerca da biblioteca e o bibliotecário. Um filme sobre o inefável. Uma fábula.
O filme se desenvolve, boa parte, no interior da Biblioteca Estatal de Berlim (Staatsbibliothek zu Berlin) e arredores. As cenas na biblioteca caracterizam-se pela ausência de diálogos, pelo ritmo lento e mini-monólogos mentais.
A câmera narra, ora através do olhar dos anjos Cassiel ou Damiel, ora pelo olhar de um terceiro. Passeamos entre leitores, estantes e mesas enfileiradas, percebe-se assim toda a estrutura da Biblioteca Estatal de Berlim. Com eles, aos poucos, conforme caminham, vemos outros anjos na Biblioteca. Sabe-se que são anjos porque se cumprimentam com leves sorrisos e com movimentos de cabeça, já que os humanos não os vêem. Anjos-bibliotecários que guardam os leitores e auxiliam os estudantes. Talvez, mas de fato não se sabe o que eles fazem ali, mas demonstram gostar daquele ambiente, sentem-se à vontade na biblioteca.
Ouvem-se murmúrios, sussurros. Vozes mentais dos leitores que, num crescente, formam uma Babel. Porque neste ponto deferem-se dos humanos, que quando vão a uma biblioteca há um silêncio entrecortado por burburinhos aleatórios. Para os anjos de Wenders, a biblioteca é um dos lugares mais barulhentos, pois podem ouvir os pensamentos dos usuários. Todos estes aspectos dão a sensação de um ambiente onírico.
De repente, um velho sobe pelas escadas. É Homero, um contador de histórias. É dele a única voz interna que se pode distinguir e que se destaca dos murmúrios. Homero é o único a quem podemos ouvir. Cansado, ofegante, lamenta não ter mais a quem contar histórias: "Com o tempo, aqueles que ouviam a mim, tornaram-se meus leitores. Não sentam mais em círculo, mas a sós. E um não sabe nada do outro. Sou um velho de voz fraca, mas o conto ainda surge do fundo."
Paradoxalmente, o lugar da memória, a biblioteca, é antagonista de Homero. Ele não tem mais quem ouça suas histórias. As pessoas as lêem nos livros, solitariamente. A biblioteca de "Asas do desejo" é o lugar da humanização (dos anjos) e da cultura. Lugar onde a memória não apenas está guardada, mas de onde ela se desprende para circular entre os leitores. Lugar que abriga a palavra e que acolhe e torna possível a narrativa.
Traçando um paralelo, de tudo discorrido até este momento no filme, com a biblioteconomia, podemos nos questionar se a visão do mundo, lê-se, sociedade, sobre a biblioteconomia não é a de um mundo monocromático, de que o bibliotecário é um ser totalmente servil, que ouve e retém todas as solicitações, lamurias e dúvidas sem interagir, e somente se manifesta quando é necessário, assim como os anjos que só tocam os humanos mais angustiados. Não só pela sociedade, mas por muitos bibliotecários também é.
Será que a função do bibliotecário é andar sem ser percebido pelos leitores, assim como os anjos de Wenders?
Assim como Damiel, nós bibliotecários precisamos nos apaixonar e nos jogar no mundo biblioteconômico de tal forma que nosso mundo passe de monocromático a multicolorido, com cores vibrantes e explosivas, para que nossa paixão e entusiasmo sejam irradiados a todos que nos cerca. E que estas cores se espalhem pela nossa biblioteca com o intuito de que o conto que ainda surge do fundo, assim como em Homero, possa eclodir e transformar meros solitários em apaixonados também.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mais um passo!


Rio - A Polícia Militar vai pagar pensão a ex-companheiro homossexual de policial que morreu. A corporação anunciou que, caso a união estável seja comprovada, vai conceder o benefício normalmente. Na última sexta-feira, uma advogada solicitou à PM o direito de pensão para o cliente, que vivia em união estável com um capelão militar. Os nomes não foram divulgados pela instituição.


Relações públicas da PM, o tenente coronel Lima Castro afirma que não há preconceito na corporação. “O procedimento é normal com qualquer caso, tanto de casal hetero quanto homossexual. A PM não tem nenhum problema com relação a isso. Se ficar provada a união estável, haverá pensão”, garante Lima Castro.

Nos últimos anos, os homossexuais têm garantido, às vezes sem necessidade de intervenção da Justiça, o direito a pensões por morte dos companheiros. Eurivaldo Bezerra, advogado especialista em Direito Previdenciário, vê menos dificuldades atualmente.
“A discussão hoje já não está tão complexa. Ainda é difícil, mas algumas barreiras já caíram. A dificuldade maior é comprovar a própria união estável”, explica o advogado. Ele acrescenta que, quando a relação é comprovada, a Justiça obriga a instituição a conceder a pensão.

LEGISLAÇÃO FAVORECE

Júlio Moreira, coordenador técnico do Grupo gay Arco Íris, mostra-se animado com a decisão da PM. “É uma tendência positiva. No caso da PM, que ainda tem muita resistência, é interessante. Isso abre uma gama de discussão e é um avanço na questão até mesmo dos direitos humanos”, comemora. Júlio destaca ainda a existência de leis que favorecem as decisões favoráveis ao gays.

Na Guarda Municipal do Rio, por se tratarem de servidores municipais, agentes têm pensões pagas pelo Previ-Rio. A instituição informa que o pagamento é feito independentemente da orientação sexual do segurado, de acordo com a Lei Municipal 3.344/01.

Casais devem registrar relação em cartório

Para garantir o direito à pensão após a morte de parceiro, o principal fator é comprovar a união estável. Eurivaldo Bezerra, advogado especialista em Direito Previdenciário, orienta sobre o que é necessário. “Tem que apresentar algum documento, como cartão de crédito, contrato de locação, conta bancária. Tudo conjunto”. Com isso é possível provar quantos anos o casal viveu junto.

Júlio Moreira, do Grupo Arco-Íris, aconselha o casal a registrar a união em cartório e reconhecer, inclusive, o patrimônio constituído e como seria dividido, em caso de morte de um dos dois. Isso, segundo Moreira, serve como prova até se necessário recorrer à Justiça.

fonte: internet

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Galvão Bueno em primeiro lugar nos assuntos do Twitter

Durante o show da abertura da Copa do Mundo na África do Sul nesta quinta-feira, o locutor Galvão Bueno alcançou o primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter em escala global. Será que é tanta gente amando o Galvão? Não. A responsável pelo sucesso é justamente a expressão "cala boca galvão".

E o sucesso só tende a crescer dramaaaaaaaaaaaaticamente. Frente às dúvidas dos usuários estrangeiros do Twitter, que perguntavam "quem é Cala Boca Galvao", parte dos tuiteiros brasileiros prolongou a piada com bom humor, afirmando que se tratava de uma canção inédita da Lady Gaga. Até aí, nada de muito interessante.

Mas a brincadeira está ganhando versões mais elaboradas. Uma resposta falsa para os gringos afirmava que "cala boca" significaria "salve / salvem", e que "galvão" seria uma espécie de ave em risco de extinção. Portanto, cada "cala boca galvão" enviado pelo Twitter valeria US$ 0,10 para a Galvao Bird's Foundation. Já tem até cartaz e a campanha está correndo o mundo.

Não se tem notícias de quantas aves já foram salvas graças ao locutor brasileiro.

Tudo leva a crer que o sucesso meteórico de Galvão está apenas começando.

domingo, 13 de junho de 2010

'Na forma da lei': Maurício Mattar vive delegado gay no seriado


O delegado Pontes, personagem de Maurício Mattar em “Na forma da lei”, até engana, mas é bem diferente dos mocinhos que o ator já interpretou na TV. Ninguém desconfia, mas o policial do seriado, que estreia dia 15 na Globo, é homossexual e tem uma intensa vida noturna.
— Pontes é um homem rústico, viril, vaidoso, que sai do armário à noite e frequenta boate gay — conta o ator, que entra em cena a partir do quinto episódio: — Ele tem um flerte com o Serginho (Michel Waisman) durante um tempo. E, mais para a frente, vai investir em um rapaz. Acaba sendo prejudicado por isso.
Acostumado a ocupar o posto de galã, o ator conta que não tem medo de sofrer rejeição do público.
— Se estranharem, vou achar maravilhoso. Se fosse assim, todo mundo ficaria muito triste quando o Rodrigo Santoro viveu um travesti em “Carandiru” — opina: — O importante é que vejam que é um trabalho bem elaborado. Essa é a grande delícia de ser ator.
Mattar explica que Pontes mostra o lado ruim da polícia: corrupto, ele acoberta falcatruas de acordo com quem paga mais.
— Ele faz jogo sujo. Mas esse é o quadro normal, né? É só ligar o noticiário que você vê o Pontes — diz.
Para compor o visual do delegado, Mattar deixou o cabelo grisalho e adotou um cavanhaque, a pedido do diretor Wolf Maya.
— Ficou uma coisa meio Johnny Depp, gostei do resultado. A tatuagem no pescoço também deixa o visual mais agressivo — diz o ator, acrescentando que fará uma homenagem ao personagem Kojak, protagonista de uma série americana dos anos 70: — Ele usava sempre um pirulito na boca. Também vou usar. Achei que seria mais um elemento interessante para o personagem.
Além do seriado, o ator se prepara para gravar um CD e um DVD em julho ou agosto, mantendo seu conhecido estilo romântico.
— O romantismo está sempre em mim — afirma ele, casado com a bailarina Keiry Costa há dois anos e meio.

Pontes não está sozinho: o delegado Sávio (Thiago Reis) reforça o time de policiais gays no seriado. Casado e pai de uma menina, o jovem descobre sua homossexualidade ao se apaixonar pelo repórter Ademir (Samuel de Assis). Polêmica à vista?
— Quero mais é que tenha polêmica! — vibra Thiago, em seu primeiro papel de destaque na TV: — Só fico um pouco apreensivo com uma repercussão negativa entre os policiais. Mas gays existem em todos os lugares.
Irmão do ator Cássio Reis, o paulistano de 28 anos conta que o envolvimento entre o delegado e o jornalista começa aos poucos:
— Sávio conhece Ademir no IML e eles viram parceiros, começam a sair, como amigos, no início. A paixão não é assumida, mas todo mundo desconfia.
Apesar de trabalharem juntos em alguns casos, Ademir não se aproveita do relacionamento para conseguir informações privilegiadas. O repórter é um dos cinco protagonistas, um grupo de amigos que tenta fazer o serial killer Maurício (Márcio Garcia) pagar por seus crimes na trama.
— Ele sabe separar as coisas — conta o sergipano Samuel, também de 28 anos: — Ademir é bem resolvido com a sexualidade dele. Mas tem um passado sofrido, por ser gay e negro, e junta tudo isso nesse sentimento de justiça. Meu personagem está determinado a colocar esse assassino na cadeia.
Encarando seu trabalho mais importante na televisão, Samuel não tem medo de ficar estigmatizado pelo papel.
— Isso nem passou pela minha cabeça — afirma.

Por Sessão Extra

domingo, 30 de maio de 2010

“Rio” é a nova animação em 3D dos mesmos criadores da franquia “A Era do Gelo”. Situado na magnífica cidade do Rio de Janeiro e nas exuberantes florestas do Brasil, a aventura conta a história de Blu, uma arara rara que pensa ser o último de sua espécie. Quando descobre que há outro espécime de sua raça vivo — e que ele, na verdade, é ela — Blu deixa o conforto de sua gaiola e a calma da pequena cidade de Minnesota, nos Estados Unidos, e vai parar no Rio de Janeiro.

Mas, este encontro inesperado entre o nerd Blu e a independente Jewel está longe de se tornar amor à primeira. Juntos, eles vão embarcar numa grande aventura, onde aprendem sobre amizade, amor, coragem e sobre estar aberto às muitas maravilhas da vida. “Rio” reúne uma fauna de personagens vibrantes, uma história comovente, lindas paisagens e o melhor da música latina contemporânea.

A produção ficou a cargo de Chris Jenkins e Bruce Anderson e o elenco de dubladores conta com nomes como Anne Hathaway, Rodrigo Santoro e Neil Patrick Harris.

“Rio” tem lançamento previsto para 8 de abril de 2011.

Veja aqui o Trailer:

http://www.vidoemo.com/yvideo.php?i=cVBxd2xncWuRpcU9feDA

Twitter - Sera patológico?

Por: Jonathan Lamim Antunes

Criado em março de 2006, o Twitter é um serviço de microblogging utilizando mais de 6 milhões de pessoas no mundo inteiro. A possibilidade de postar pequenos textos através de SMS, e-mail, aplicativos e extensões para navegadores de internet com limite de 140 caracteres no máximo o tornou um dos serviços mais utilizados no mundo.

A interação simultânea entre os usuários e seus seguidores faz com que as notícias e informações circulem pela rede de forma rápida e objetiva, já que não é possível inserir textos longos.

Ninguém acreditava no Twitter, achavam que ele não daria em nada e que seria mais um sistema de interacao entre usuários que ficaria perdido pelo caminho. Mas para engano de muitos, ele vem superando todas as expectativas ao longo de sua curta existência. Hoje ele já é o sistema de microblogging mais utilizado em alguns países, superando orkut, facebook entre outros sistemas de microblogging e redes sociais.

O twitter é utilizado pelos usuários como um diário, onde eles contam tudo o que estão fazendo e o que acontece em cada instante do seu dia. É utilizado por alguns como forma de informar aos usuários sobre as notícias do momento, como se fosse um programa jornalístico.

Ultimamente as empresas resoveram usar o Twitter como mais uma mídia para campanhas publicitárias, onde divulgam produtos e promoções, e já existem casos de usuários recebendo de empresas para usarem os seus perfis para fazer propaganda, recebendo um bom pagamento por isso.

Depois de 3 anos no ar o twitter já possui diversas ferramentas que possibilitam um universo de novas ações, o que antes era apenas para publicar textos, agora póde ser usado para publicar fotos. Já existem programas para aumentar o número de seguidores do seu perfil com base nos seguidores de outro perfil, ver um gráfico de como está o fluxo de pessoas te seguindo, saber qual a posição do seu perfil no ranking do twitter, enfim, é possível fazer muita coisa com o twitter e os complementos desenvolvidos pelos usuários com conhecimento em programação.

Vamos ver abaixo algumas ferramentas que podem ser utilizadas no twitter.

http://tweetlater.com
Essa ferramenta é capaz de agendar tweets, auto-follows, multi contas, filtros de palavras e pessoas, DM’s para toda a gente com um só clique, feeds do blog, integração com ping.fm, etc.

http://itweet.net
Aplicação para usar o Twitter a partir do seu iPhone.

http://www.twitterfeed.com
Faz a verificação do feed do seu blog no intervalo especificado e vai postar quaisquer novos itens para o seu twitter.

http://www.twittermsn.com
Ferramenta que permite a atualização do seu twitter a partir de sua conta MSN.

http://www.twixxer.com
Com essa ferramenta é possível compartilhar foto e vídeo no Twitter.

http://www.tweetwheel.com
Ferramenta que possibilita descobrir quais dos seus amigos tem amigos em comum.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Banco Santander patrocina restauração dos Arcos da Lapa

O Santander patrocinará a restauração dos Arcos da Lapa, um dos mais importantes monumentos do acervo arquitetônico do Rio de Janeiro e patrimônio histórico do País, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Criado como um aqueduto no século XVIII, o monumento tem enormes arcadas duplas, atingindo 19 metros de altura e 270 metros de comprimento. Estende-se desde o morro de Santa Teresa, ao pé do convento das Carmelitas, até os remanescentes do morro de Santo Antônio.

A restauração envolverá a recuperação e a pintura da estrutura lateral e da caixa de passagem do bondinho de Santa Teresa, além do sistema de iluminação que contará com novos lampiões que seguirão o design original.

O investimento é de R$ 1,2 milhão (feito por meio de projeto inscrito no Pronac, com isenção fiscal via Lei Rouanet). A gestão do Projeto será realizada pelo CEP28 – Centro de Estudos e Pesquisas 28, organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 1967, proponente enquadrado na Lei Rouanet do Programa Nacional de Apoio à Cultura. As obras estão previstas para iniciarem em março e devem durar cerca de seis meses.

“Decidimos participar da restauração dos Arcos da Lapa pela sua importância histórica e por sua força simbólica no processo de renovação que o Rio de Janeiro vive. Além disso, o bairro representa a rica diversidade cultural carioca que, ao longo dos anos, tem sido geradora de inovação e transformação pelo seu caráter artístico e criativo”, afirma Fabio C. Barbosa, presidente do Santander.

Durante as obras, serão realizadas ações educativas e visitações ao canteiro, como forma de incluir e beneficiar a população neste projeto tão importante para a cidade.

“Realizaremos ações de integração como o Canteiro Aberto, com palestras audiovisuais sobre restauração patrimonial, a história da cidade tendo os Arcos da Lapa como protagonista, cidadania e respeito ao patrimônio público, com envolvimento de arquiteto, arqueólogo, historiador e sociólogo. Acreditamos que sem educação e cultura não há cidadania”, adianta Marcos Soares Pereira, diretor presidente do CEP28.