quarta-feira, 19 de agosto de 2009

No Rio, são necessários 51 minutos de trabalho para comprar um Big Mac. Para um iPod, sete dias



O banco suíço UBS divulgou nesta quarta-feira seu ranking anual do Índice Big Mac, que calcula quanto tempo um trabalhador precisa trabalhar em cada cidade do mundo para comprar o sanduíche. No Rio, são necessários 51 minutos de trabalho. Em São Paulo, 40. A posição parece confortável se comparada às de Nairóbi (158 minutos, ou duas horas e 38 minutos), Jacarta (136 minutos, ou duas horas e 16 minutos) e até da Cidade do México (129 minutos, ou duas horas e nove minutos).

No entanto, ainda é distante dos 12 minutos de Chicago, Tóquio e Toronto, dos 13 de Miami, Londres e Los Angeles, dos 14 de Nova York, Hong Kong e Sydney, e dos 15 minutos necessários em Montreal, Dublin e Frankfurt para comprar o lanche mais famoso da rede de fast food Mc Donald's.

Pelo Índice iPod, que mede quantas horas de trabalho são necessárias para se adquirir o aparelho de música da Apple, o trabalhador carioca precisa de 56 horas, ou sete dias de trabalho. Os de São Paulo necessitam de menos de seis dias, ou 46 horas e meia. Nas cidades de países mais desenvolvidos, o índice fica em torno de 10 horas. Em Zurique, local do melhor indicador, é necessário apenas um dia de trabalho, ou nove horas, pelo salário médio da população. Em Mumbai, são precisos mais de 20 dias (177 horas), o pior indicador do grupo analisado.



Por Felipe Frisch

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