sábado, 28 de abril de 2012

EL ATENEO GRAND SPLENDID

O majestoso teatro histórico é agora uma das livrarias mais belas do mundo


Com cada encenação desde a sua criação em 1919 - primeiro como um teatro de artes, depois como um cinema e agora uma livraria - o ATENEO GRAND SPLENDID provou-se condizente com seu título majestoso. Depois de ter mantido os seus tetos com afrescos originais, camarotes ornamentados, elegantes varandas arredondadas, guarnições detalhadas e cortinas de veludo vermelhas do palco, o interior do edifício continua a ser tão impressionante hoje como quando foi concebido pelos arquitetos Peró e Torres Armengol. 

Em seus dias de glória, o Teatro Grand Splendid hospedou lendas do tango como Carlos Gardel, Francisco Canaro, Roberto Firpo, e Ignacio Corsini. O proprietário do edifício, Max Glucksman, foi uma figura importante no mundo do tango como dono da gravadora influente Nacional-Odeon. Em 1929, o teatro passou por sua primeira transformação para se tornar um cinema, com a tarefa de ser o primeiro em Buenos Aires apto a mostrar filmes sonoros. O amor que Glucksman tinha pelo tango se transportou para o cinema novo, com orquestração de tango ao vivo que acompanhava as projeções de filmes silenciosos. O arquiteto Fernando Manzone supervisionou a conversão mais recente do edifício para El Ateneo livraria e loja de música, ao som de AR $ 3 milhões. Pouco antes da locação do prédio para o Grupo Ilhsa em 2000, o Splendid Grande estava sob ameaça de demolição devido a uma economia pobre e grande recessão no país.



Embora alguns lamentem a perda de um cinema amado, é agora graças ao IlhsaGrupo - que possui 40 livrarias, incluindo a nau capitânia Grand Splendid - que os visitantes ainda podem deleitar-se com um monumento maravilhoso de uma época passada. Enquanto a seleção de livros em oferta é padrão da cadeia de lojas e principalmente em espanhol, bibliófilos vão encontrar um conjunto incrivelmente opulento de livros a ser motivo suficiente para valer a visita a El Ateneo Grande Splendid. Para elouquecer totalmente no esplendor, pode-se também desfrutar de um café e música ao piano ao vivo no palco muito importante onde as estrelas argentinas de tango, um dia já fizeram suas apresentações.






Serviço: 
1860 Ave. Santa Fe, Buenos Aires,Argentina
Seg.-Qui.: 9:00 –22:00; Qui.-Sab.: 9:00 – 24:00; Dom.: 12:00 - 22:00.





View Larger Map

Nenhum comentário: