terça-feira, 24 de abril de 2012

Tenha cuidado com os "filtros-bolha" online.



"Quando confrontado com uma lista de resultados do Google, o usuário médio (inclusive eu e você até que eu leia este artigo) tende a assumir que a lista é exaustiva. Não sabendo que não é ... é equivalente a não ter uma escolha. Dependendo da qualidade dos resultados da pesquisa, pode-se dizer que eu estou sendo alimentados lixo - porque eu não sei que tenho outras opções que o Google filtrou ". Aubrey Pek, comentando sobre Kim Zetter de "Algoritmos junk food" 

É o que reafirma Eli Pariser em sua palestra no TED. Sua trajetória começou logo após os ataques de 11 de setembro de 2001, Eli Pariser criou um site chamando a atenção para uma abordagem multilateral para combater o terrorismo. Nas semanas seguintes, mais de meio milhão de pessoas de 192 países assinaram seus posts, e Pariser inesperadamente tornou-se um organizador online de vez. Seu livro  The Filter Bubble  será lançado dia 12 de Maio deste ano. Neste livro, ele questiona como ferramentas modernas de pesquisa - o filtro através do qual muitos vêem o resto do mundo - estão ficando cada vez melhor e rastreando o resto do mundo a partir de nós, e trazendo como resultado apenas buscas onde os resultados são o que a maquina "pensa" que queremos ver.

Algumas citações da palestra de Eli Pariser:

"O Facebook estava observando em que links eu clicava , e foi percebendo que eu estava  clicando mais sobre os meus amigos liberais do que em meus amigos conservadores. E sem me consultar sobre isso, os retirou de minha visualização. Simplesmente eles desapareceram. "

"Em uma "broadcast society" haviam esses porteiros, os editores, e eles controlavam os fluxos de informação. Veio a Internet e junto ela varreu os porteiros do caminho, e permitiu que todos nós tivéssemos acesso a tudo, e foi incrível. Mas isso não é realmente o que está acontecendo agora."

"A Internet está nos mostrando o que ela pensa que nós queremos ver, mas não necessariamente o que precisamos ver."

"Sua filtro-bolha. é o seu próprio universo pessoal e informacional que você vive online. O que está em seu   filtro-bolha  depende de quem você é, e isso depende do que você faz. Mas você não decidir o que ver - e o mais importante, você não vê o que é editado ".

Assista a palestra já com legendas em português.







Nenhum comentário: