quarta-feira, 25 de março de 2015

O conhecimento na ponta dos dedos

Já se deu conta de quantas vezes você tentou explicar algo ou alguma coisa para alguém mas a explicação não saía da forma que você queria, ou no mínimo decifrável para o seu interlocutor?

Porque isso acontece? E é mais comum do que você imagina! Não se subestime por isso, você só está sendo humano! 

No mundo existem alguns tipos de conhecimento, mas para explicar melhor porque você as vezes não consegue passar um conhecimento seu a alguém, vamos focar no conhecimento tácito e no conhecimento explicito.

Conhecimento tácito é aquele que adquirimos ao longo da vida, que está na nossa cabeça. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how".  A palavra tácito vem do latim tacitus que significa "não expresso por palavras". 

Conhecimento explicito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explicito vem do latim explicitus que significa "formal, explicado, declarado".

Podemos dizer que todos nós possuímos conhecimento tácito, mas é difícil de explicá-lo e isto se deve a como o adquirimos, através de nossa experiência de vida, com o passar dos anos, ou seja, é um conhecimento intrínseco. A melhor forma de transmiti-lo é através da sociabilidade, das interações que fazemos, seja oralmente ou no contato direto com as pessoas. Já quando falamos de conhecimento explicito, geralmente ele está registrado em artigos, revistas, livros e documentos. Podemos até mesmo dizer que este tipo de conhecimento é confundido com a própria informação, na sua forma mais simples.

Dadas as definições,  vamos tratar de explicar o porque raios é tão difícil fazer alguém entender o que está na nossa mente.

Se pudéssemos tirar um HD da nossa memória e simplesmente passar o nosso conhecimento tácito para o outro seria uma maravilha, mas não é. Inevitavelmente precisamos passar pelo processo de explicitação do nosso conhecimento. E como as relações não são fáceis, o entendimento de mundo do outro é completamente diferente do seu, fazer ele entender exatamente o que você sabe é uma árdua missão. 

Inúmeras vezes ouvimos que "os funcionários são o maior ativo da empresa"? Isto é uma verdade, pois os funcionários são os que detém o tal conhecimento tácito, que são os conceitos, ideias, relacionamentos, enfim o conhecimento da empresa, de seus processos e produtos dentro de suas mentes. E como fazer que esse conhecimento “saber como” ( knowing how ) se transforme em “saber que” ( knowing that )  de maneira mais fácil? Segundo o Filósofo Michael Polany, "Sabemos mais do que podemos expressar", transformar conhecimento tácito em conhecimento explicito é o desafio do milênio. Com a tendência de cada dia mais e mais concentrarmos o conhecimento em um indivíduo, devido a grande trama de quanto mais específico melhor. Realizar essa transição não é nada fácil.

E pra você? já aconteceu essa dificuldade alguma vez em sua vida? E como você saiu dessa? Ou deixou pra lá? Vamos lá, me conte aí!

Um comentário:

Unknown disse...

Aff, fico louca quando tento explicar uma coisa que dar pra ser exemplificada logicamente e a pessoa continua me olhando com cara de interrogação.