quinta-feira, 12 de março de 2015

Porque ser bibliotecário?

Acho que desde pequeno  sempre fui muito curioso. Sempre gostei de ficar sabendo de tudo, de todos os assuntos. Me irritava se eu ouvisse alguém conversando sobre algo que eu não entendia. Logo me metia na internet para pesquisar.

Sim, tive internet muito cedo, em 1995, assim como a TV a cabo, o que de certa forma só piorou a situação. Pois se antes eu ignorava alguns assuntos, agora não mais... Um desejo estranho de saber tudo.

Isso se reflete na minha vida adulta, aonde inicialmente fui buscar minha formação em línguas, ciente que quanto mais melhor.. E hoje são cinco. Nem todas na ponta da língua... Mas não passo fome nem frio em nenhuma delas! É o que importa! Após isso, ficou mais fácil absorver diferentes conhecimentos  oriundos de outros idiomas.. É, nem tudo é traduzido. E entender o que outras sociedades pensam e fazem sem precisar de um intérprete, é a melhor forma de conhece-la.

Finalmente percebi que havia uma carreira que buscava a mesma coisa que eu. Por a ordem ao caos nesse mar de informação. Que para muitos, por si só não tem sentido algum, mas quando organizados passam a ter valor e agregar para a tomada de decisão.

É isso que eu quero. Entender de tudo e organizadamente colocar minhas idéias no lugar!

Foi assim que eu descobri a biblioteconomia! A ciência das ciências... A mantenedora da ordem no caos. A ciência que de tudo entende. Mesmo que superficialmente.. Hehehe mas tá valendo!

Pensando assim, quis me tornar bibliotecário, além disso, me tornar um profissional da informação! E acredito que desempenho meu papel neste universo bem.

Criar pontes de conhecimento, dar sentido a um dado e transformá-lo em Informação!

Simplesmente faço isso seguindo cinco regras básicas que levo pra vida:

✔Os livros são escritos para serem lidos
Frescura quem tem medo que o livro se estrague com o uso.. Quanto mais "avarias de leitura" melhor!

✔Todo usuário tem o seu livro
Sempre haverá a informação certa para a busca do usuário. Quase feita pra ele.

✔Todo livro tem seu usuário
Toda informação tem seu valor. Em algum momento ela será usada!

✔Poupe o tempo do usuário
Vamos poupar nosso tempo facilitando a vida do usuário.

✔Uma biblioteca é um organismo em crescimento
Seu repositório é um ser vivo e precisa de espaço e cuidados! Cuide dele como se fosse de você, afinal sem você serão só livros na estante, arquivos nas gavetas, bytes no HD!

#Diadobibliotecario

Nenhum comentário: