sábado, 29 de setembro de 2007

Produção Cultural em alta no RJ


No passado, uma grande diversidade de profissionais já gravitavam em torno de uma profissão que hoje em dia é fundamental para qualquer tipo de intenção artística dar certo; a Produção Cultural. Entretanto, não existia nenhum curso de nível superior que buscasse sistematizar o conhecimento a respeito da criação, planejamento, organização, difusão e crítica nesta área.

Em 1995, a Universidade Federal Fluminense (UFF) criou o primeiro Curso de Graduação em Produção Cultural, idealizado pelo Prof. Gilberto Gouma e pela Profª. Piedade Carvalho. Até aquele momento, o aprendizado ocorria de maneira empírica e aleatória, acarretando numa formação deficiente. O mesmo curso foi criado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) um ano mais tarde. No ano de 2003, foi criado o Curso superior de Tecnologia em Produção Cultural no Centro Federal Tecnológico de Química de Nilópolis - Cefet Química (CEFETEQ). Em 2004, foi criado o curso superior tecnológico de Produção Cultural e de Eventos da Universidade Uniandrade de Curitiba-Paraná. Dois anos mais tarde, foi criado o bacharelado em Produção e Política Cultural no Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes (IH-UCAM), ligado ao curso de Ciências Sociais desta instituição. E no Nível técnico existe no Rio de Janeiro, a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, única escola técnica de comunicação da América Latina, que fornece o Curso de Produção Cultural e de Eventos, desde 1999. Em 2003 foi inaugurada a Escola de Artes Técnicas Luís Carlos Ripper (EAT), que forma profissionais especializados para atuar nos bastidores do teatro e em barracões de escolas de samba.

Nos dias de hoje há uma gama enorme de opções para este profissional atuar, com profissionalismo, talento e uma pitada de criatividade o ramo de produção pode ser a saída (ou entrada) para quem ainda esta indeciso para escolher sua profissão ou seu hobby (como Eu hehe)



Dicas do MI:

A EAT abre inscrições para novas turmas para 2008

A Escola de Artes Técnicas Luís Carlos Ripper, desde 2003 a todo vapor na formação de profissionais, a EAT completa quatro anos em 29 de outubro com bons motivos para comemorar, e está abrindo inscrições para seus cursos de especialização em áreas de atuação nos bastidores da arte.

São mais de 450 vagas, para os dez cursos profissionalizantes, todos gratuitos, com certificados chancelados pelo governo do Estado. Os alunos saem do curso, capacitados profissionalmente e com condições de entrar no mercado de trabalho. Podem atuar não só na área de teatro, como também nos barracões das escolas de samba.

"A iniciativa está sendo bem vista pela classe artística'', afirma a coordenadora do EAT, Jalusa Barcellos. Emissoras de TV como Globo e Record exigem que seus funcionários técnicos tenham em currículo o certificado emitido pela EAT.

As inscrições acontecem no período de 19 de Novembro, no horário de 8 às 16 horas. Os interessados devem ser maiores de 16 anos, devem ter concluído o primeiro grau e têm que levar foto 3x4, cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento, e comprovantes de residência e escolaridade.

Os cursos têm duração de seis meses e aulas de segunda a sexta-feira, pela manhã (07h - 12h) ou à tarde (13h - 18h).

Abaixo segue a relação de cursos oferecidos pela EAT.

Cursos :
Administração Teatral
Camareira(o) Teatral
Carpintaria Teatral
Contra-Regra e Direção de Cena
Eletricista Cênico
Laminação
Maquiagem e Caracterização
Produção Executiva Teatral
Serralheria
Serralheria Artística


A Escola de Artes Técnicas faz parte da rede de unidades da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e fica no Cetep (Centro de Educação Tecnológica Profissionalizante) Mangueira, na Rua Visconde de Niterói, 1.364, na Mangueira. O telefone para informações é o 3234-9010, entre 8h e 16h.




CEFETEQ abre inscrições em outubro.

O Curso superior de Tecnologia em Produção Cultural tem como objetivo formar profissionais de nível superior, aptos a pensar, planejar e executar programas, projetos e eventos sociais, culturais e de lazer nas áreas de artes, ciências e esportes.

O Produtor Cultural atua nas áreas de lazer e desenvolvimento social de empresas privadas, de órgãos públicos, de ONGs e, também, como consultor autônomo.

O CEFET Química objetiva formar profissionais com capacidade de planejar produtos culturais e gerenciar a prestação de serviços em produção cultural e áreas afins. O curso tem a coordenação da Profª Ângela Maria Coutinho - Doutora em Letras (UFF) e vice-coordenação pela Profª Suéle Maria de Lima - Especialista em Educação Artística.

O curso tem a duração de três anos ou seis semestres, com aulas ministradas no período matutino, de segunda a sábado, das 7h e 10min às12h.

O curso é composto por disciplinas Eletivas que totalizam 24 créditos. Quantidade mínima obrigatória para os alunos ingressantes a partir de 2005.

Número de vagas: 72 (36 para o 1º semestre e 36 para o 2º semestre)

A inscrição no Processo Seletivo/2008 será realizada no período de 16 de outubro a 14 de novembro de 2007, através de ficha de Inscrição preenchida pelo candidato ou por seu representante legal nos postos de inscrição que funcionarão de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10 às 19 horas, nos seguintes endereços:

I – Unidade Nilópolis: Rua Lúcio Tavares, 1045, Centro, Nilópolis;
II – Unidade Maracanã: Rua Senador Furtado, 121/125, Maracanã, Rio de Janeiro.

O kit de inscrição deverá ser retirado nos locais e horários de inscrição, mediante comprovação de pagamento da taxa no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), feito em espécie em qualquer agência do Banco Real, para a conta corrente 2002358-9, agência 1286 , não sendo aceito pagamento através de caixa eletrônico ou via Internet.

O período de isenção da taxa de inscrição acontecerá durante os dias 08 a 11 de outubro de 2007, das 13 às 19 horas, nos locais de inscrições.

O Processo Seletivo/2008 constará de 4 provas a serem realizadas em um único dia. As provas compreenderão 56 questões de múltipla escolha, e uma Redação.

Prova 1 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Língua
Estrangeira (Inglês ou Espanhol);

Prova 2 – Ciências Humanas e suas Tecnologias: História e Geografia;

Prova 3 – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Matemática, Física, Química e
Biologia;

Prova 4 – Redação.

Clique AQUI e veja o quadro de matérias de cada período oferecido pela CEFETEQ.

Dúvidas: prodcultural@cefeteq.br

Com certeza esta deve ser uma ótima oportunidade para aqueles que estão afim de trabalhar na área cultural e não deve ser perdida!! Aproveite esta ótima dica do MI: .

Nenhum comentário: